8 praias mais lindas do Nordeste brasileiro

8 praias mais lindas do Nordeste brasileiro

O Nordeste é uma das 5 regiões em que o Brasil é dividido. Ele é composto pelo total de 9 estados, sendo eles:  Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Assim como todas as demais regiões do nosso país, o Nordeste possui o seu clima, músicas, gastronomia e arte característica. Mas em uma coisa o Nordeste realmente se destaca: as suas belezas naturais.

Todos os anos, milhares de turistas brasileiros e estrangeiros se deslocam das suas cidades natais para verem de perto o que é que o Nordeste tem para a oferecer.

E não é atoa não. Em nível de Brasil, é a região que concentra o maior número de praias premiadas pela sua beleza.

Confira agora, quais são as 8 mais belas:

8- Canoa Quebrada – CE

Localizada no município de  Aracati, a praia de Canoa Quebrada fica localizada há 163 km de Fortaleza, capital do estado do Ceará.

Canoa Quebrado de fato parece ter sido projetada e arquitetada a mão. Pois reúne a junção de elementos raros que a tornam uma verdadeira praia paradisíaca.

Por lá, é possível andar de bugue pelas dunas, fazer um passeio a cavalo pela areia, e até mesmo admirar as falésias avermelhadas que formam uma linda paisagem de cartão postal.

O vento forte atrai surfistas e praticantes de esportes aquáticos no geral. Graças a essa praia a região é bastante turística e oferece acomodações e serviços em todas as épocas do ano.

7- Pipa – RN

Provavelmente você já ouviu falar na Praia de Pipa. Afinal ela já serviu de cenário para novelas, e é constantemente requisitada quando o assunto são férias!

Localizada no município de  Tibau do Sul, há 85 km de distância de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Pipa também se destaca das demais praias graças a sua curiosa junção de belezas naturais.

Lá é possível encontrarmos imponentes dunas que terminam em avermelhadas falésias (formações naturais geradas graças a ação da água e do vento).

Além disso, por ali também encontramos cristalinas piscinas naturais e trilhas. Não é atoa que a praia de Pipa, é um dos destinos mais famosos de todo o Brasil.

6- Porto de Galinhas – PE

A praia de Porto de Galinhas está situada no município de  Ipojuca, há 60 km de distância da cidade de Recife, que por sua vez é a capital do estado de Pernambuco.

O diferencial dessa praia que por diversas vezes já foi eleita como uma das mais lindas do Nordeste, é a sua grande variedade de corais. Que criam verdadeiras barreiras vivas por todo o comprimento da praia.

Como consequência piscinas naturais cristalinas se formam dentro do mar, e é nesses locais, que os banhistas podem se deparar com uma grande variedade de peixinhos coloridos e encantadores.

Por conta dos corais que inibem a formação de grandes ondas, o mar é ideal para o banho. Porto de Galinhas foi eleita 10 vezes consecutivas pela revista “Viagem e Turismo”, da Editora Abril, como a “Melhor Praia do Brasil”.

5- Praia de Jericoacoara – CE

Se você está em busca de calmaria e tranquilidade, esse sem dúvida é o seu próximo destino!

A praia de Jericoacoara está inserida no Parque Nacional de Jericoacoara, no município de  Jijoca, há 300 km de distância da capital do estado, Fortaleza.

A praia é considerada um dos cartões postais mais bonitos da região. Remetendo as cenas e imagens que geralmente nos deparamos nas revistas de viagens.

Por lá podemos desfrutar de redes que estão posicionadas dentro do mar, fazer passeios pelas dunas e praticar esportes aquáticos radicais, como o windsurf.

As ruas da região são de areia fofa e não existem postes de iluminação. O que pode ser uma boa pedida para quem realmente quer se conectar com a natureza.

No ano de 1994, a Praia de Jericoacoara foi eleita pelo jornal americano, “The Washington Post”, como uma das 10 praias mais belas do planeta. Já em 2014 foi a vez do “Huffington Post” a eleger como a 4° melhor praia de toda a terra.

4- Praia dos Carneiros – PE

Para quem sempre se imaginou nas paisagens das praias dos filmes e revistas, a Praia dos Carneiros é onde esse sonho pode acontecer.

Localizada na cidade de  Tamandaré, há apenas 113 km de distância de Recife, a capital do estados do Pernambuco a Praia dos Carneiros atrai turistas do mundo inteiro.

O acesso ao local não é dos mais fáceis, visto que a praia ainda é bastante selvagem, mas é exatamente isso que atrai tantos turistas para a região.

A água é cristalina e morna o ano inteiro. Nessa praia podemos encontrar a junção perfeita daquilo que se idealiza ao imaginar uma viagem. Areia branca e solta, água cristalina e coqueiros dispostos por toda a extensão da praia.

Ali em meio a toda essa beleza natural outra atração e tanto. A Capela de São Benedito foi construída no século XVIII no meio da Praia dos Carneiros, e ainda hoje é utilizada para a celebração de casamentos e momentos especiais.

3- Baía dos Porcos – PE

A Baía dos Porcos é provavelmente a menor praia em extensão que você verá nessa lista. Mas apesar de possuir apenas 100 metros de extensão, ela já foi eleita no ano de 2013 e 2014 pelo “Guia Quatro Rodas” como a praia mais bonita de todo o litoral brasileiro.

E não era para menos. O acesso ao local não é dos mais fáceis, mas quem chega até lá, garante que vale a pena.

A Baía do Porcos faz parte da ilha de Fernando de Noronha, que pertence ao estado de Pernambuco. Para chegar até lá, é preciso descer na ilha e fazer pequenas trilhas que dão acesso ao local.

Sem dúvidas uma experiência inspiradora.

2- Praia do Patacho – AL

Se você é uma pessoa que detesta monotonia e que se pudesse todos os dias estaria em uma praia diferente. O seu destino ideal pode ser esse aqui!

A Praia do Patacho, localizada no litoral norte do estado de Alagoas, não é uma praia constante.

Todos os dias os turistas podem admirar uma paisagem diferente no local. Afinal, a praia se movimenta e muda drasticamente conforme o movimento das marés.

A Praia do Patacho é um local onde você não irá encontrar vendedores ambulantes, sombrinhas na areia, barulheira ou algo do gênero.

O número de visitantes diários não é tão grande. O que torna essa praia um verdadeiro recanto para quem curte tranquilidade e privacidade.

1- Baía do Sancho – PE

O estado de Pernambuco definitivamente se revelou um estado privilegiado quando o assunto são as belezas naturais.

Outra prova disso, é a presença da Baía do Sancho também nessa região. .

A praia que já foi eleita 2 vezes consecutivas como a mais linda do mundo,como a Baía dos Porcos, também pertence ao arquipélago de Fernando de Noronha.

A Baía do Sancho é considerada a praia ideal para quem gosta de vida marinha e curte se aventurar nos mergulhos. Afinal, a biodiversidade dos animais da região é realmente surpreendente.

Artigos Recomendados