10 lugares paradisíacos no Brasil que todo mundo precisa conhecer

jorge luis|2018-03-29

10 lugares paradisíacos no Brasil que todo mundo precisa conhecer

gente sabe que o Brasil é um país de proporções continentais com nada menos que 8.516.000 quilômetros quadrados de área. Isso coloca nossas terras tupiniquins entre o segundo maior da América do Sul e também de toda América Latina, sem contar que é o quinto maior país de todo o planeta.

O problema de viver em um país tão grande é que se acaba não conhecendo muitas partes deles. Um bom exemplo disso são os lugares paradisíacos no Brasil que quase ninguém conhecem, como praias, montes, grutas e até mesmo uma paisagem desértica. Dá para acreditar nisso?

Pois se você gosta de viajar e está pensando em sair do país para conhecer destinos dignos de cenários de filmes, pare agora mesmo e confira a lista que preparamos abaixo. Como você vai perceber, existem muitas belezas naturais em nosso território que merecem ser conhecidas antes de decidirmos sair e conhecer outros países pelo mundo.

Confira 10 lugares paradisíacos no Brasil para se conhecer:

1. Lagoa da Água Milagrosa, Pantanal de Cáceres, Mato Grosso

Conhecida pelas águas azuis e cristalinas, a Lagoa da Água Milagrosa, no Mato Grosso também carrega consigo uma mistério: o fundo dessa dolina ainda não foi encontrado. Mergulhadores profissionais já chegaram até 180 metros abaixo da superfície sem, no entanto, encontrar o seu fim.

Há quem diga que a dolina tenha se formado pelo impacto de um meteoro na região, outros dizem que ela teve origem no movimento das placas tectônicas e muitos ainda defendem que esse era um lugar secreto onde se escondiam seres extraterrestres.

2. Monte Roraima, Roraima

Localizado na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, esse é um dos lugares paradisíacos do Brasil que todo mundo deveria conhecer algum dia. O que mais impressiona ali, com certeza, é a altitude do monte, que chega a 1.000 metros no topo.

Apesar de ser um passeio que exige condicionamento físico, a vista que se tem do monte vale todo esforço. Aliás, lá encima é como se você pudesse tocar as nuvens com as mãos.

Jacuzzis naturais do Monte Roraima

No lugar também existem cavernas, onde é permitido acampar à noite. Isso, sem contar nas jacuzzis cristalinas e naturais, obviamente, que se formam no topo do monte, devido à precipitação intensa das chuvas na região.

3. Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros, Goiás

Localizado em Alto Paraíso, no Estado de Goiás, o Vale da Lua é conhecido por se tratar de uma região espiritualista e sagrada.

O visual do lugar também impressiona, assim como suas águas cristalinas das cachoeiras e das piscinas naturais. Aliás, são o próprio movimento natural das águas são os responsáveis por esculpir a formação rochosa do local, que lembra bastante a superfície da Lua.

4. Dunas do Jalapão, Tocantins

Localizado no Tocantins, na região de Palmas, o Jalapão se trata de uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Apesar de ser rico em águas, umas dos visuais mais impressionantes da região são as dunas do Jalapão, que lembram bastante um deserto africano.

Conforme especialistas, as dunas podem atingir até 40 metros de altura. A paisagem fica ainda mais bela em períodos como o nascer e o pôr do sol, quando os raios solares refletem na areia, deixando tudo com uma tonalidade alaranjada incrível.

5. Guarda do Embaú, Santa Catarina

Um dos lugares paradisíacos no Brasil para se conhecer o mais rápido possível, sem dúvidas, é a Guarda do Embaú. Formada por uma vila de não mais que 400 moradores, o lugar conta com uma praia incrível, onde é visível o encontro do Rio Madre com o oceano.

E não é só a beleza natural do lugar que encanta. Uma história contada há anos pelos locais diz que a Guarda ainda está cheia de baús de tesouros escondidos na praia, graças a um navio pirata que supostamente naufragou na região há séculos.

6. Gruta do Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais

Considerada o berço da paleontologia brasileira, essa gruta foi descoberta em 1825 por um fazendeiro chamado Maquiné. Anos depois, ela passou a ser explorada por um naturalista dinamarquês, que ficou encantado com a beleza da região.

Para quem ainda não teve oportunidade de conhecê-las, a Gruta do Maquiné conta com 7 salões naturalmente esculpidos pela água ao longo de milênios.

Além disso, fósseis humanos e de animais já foram encontrados no local e, conforme foram classificados, datam do período Quaternário da era Cenozoica (ou seja, pelo menos há 2,6 milhões de anos).

7. Arquipélago de Anavilhanas, Manaus, Amazonas

Um dos locais mais bonitos do Brasil, o Parque Nacional de Anavilhanas fica aberto para visitações o ano inteiro. Na seca, por exemplo, que compreende os meses de setembro a fevereiro, é possível aproveitar as praias de areias brancas que contratam com a água escura do Rio Negro.

Na período da águas, por outro lado, entre março e agosto, o passeio nas Anavilhanas é todo feito de barco pelos labirintos das florestas alagadas.

Outro ponto imperdível da região é o Flutuante dos Botos, onde é possível ir o ano inteiro. Lá, as principais atrações são as trilhas, que permitem apreciar de perto a beleza da floresta amazônica.

8. Centro histórico de Olinda, Pernambuco

Chamada também de Cidade Alta, o centro histórico de Olinda remonta o período da colonização portuguesa no Brasil. E, além da beleza natural da região, a arquitetura variada da cidade também impressiona: edifícios do século 16, que se encontram com aspectos da arquitetura do século 18, que se misturam com detalhes dos séculos 19 e 20.

Um oceano azul exuberante serve de pano de fundo para esse cenário histórico, que já teve pelo menos um terço de sua área tombada pelo Iphan e que também é reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco.

9. Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina, Bahia

Uma das quedas d’água mais bonitas do país, a cachoeira do Buracão conta com 98 metros de altura e é envolva por um canyon impressionante, que circunda todo o trajeto do rio.

Localizada no extremo sul do parque, ela está nas proximidades do município de Ibicoara.

10. Maracajaú, Rio Grande do Norte

Maracajaú é uma comunidade formada por uma vila de pescadores com aproximadamente 2 mil habitantes.

Rodeada por dunas e coqueiros todo um cenário paradisíaco, uma das principais atrações do local, com certeza, são as águas cristalinas do local, perfeitas para o mergulho e a observação bem de perto dos peixes.